Blogger Template by Blogcrowds.



Funcionários do Banco do Brasil/Barra Longa, conscientes da responsabilidade social, elaboram e desenvolvem dois projetos relevantes para a comunidade.

Obs: Este primeiro projeto está sendo reformulado. O Esporte Clube Barralonguense deixou de ser parceiro do projeto, desde o início do ano. Como o campo era cedido pelo clube, a escolinha ficou sem local para treinamento. Logo que esta questão for resolvida daremos notícias aqui.

1° Projeto

Escolinha de Futebol e Cultura Barralonguense


“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”
Art. 4°- ECA - Estatuto da Criança e do adolescente. (Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990)

O projeto da Escolinha de Futebol e Cultura Barralonguense surgiu a partir de uma idéia de Rogério de Freitas Martins, funcionário voluntário do Banco do Brasil/Barra Longa-MG. Conversa aqui, conversa ali e a escolinha já está funcionando e conta com a participação de mais de 40 alunos.

O projeto visa proporcionar às crianças e adolescentes barralonguenses a melhoria no desenvolvimento físico, emocional e intelectual, através da melhoria da qualidade de vida e do estímulo às relações sociais buscando, além de momentos de lazer, elevar a autoestima e a conscientização da condição de cidadão.

Sabe-se que a cidade de Barra Longa/MG não proporciona às crianças e adolescentes atividades de lazer ou esportivas capazes de oferecer oportunidades e experiências positivas que beneficiem a formação integral da personalidade e o convívio social através da formação dos conceitos básicos de cidadania destes grupos.
Sabe-se também que o esporte, especialmente o futebol, é excelente integrador social possibilitando não somente o desenvolvimento individual, mas facilitando o convívio em equipe e a interação do indivíduo com a sociedade. Experiências mostram que este desenvolvimento social é também um grande aliado na aprendizagem escolar, pois ocorrem melhora na disciplina, mais interesse e concentração, melhor condicionamento físico, mais comprometimento e responsabilidade, etc.

Para o funcionamento da escolinha foi feita uma parceria entre o Esporte Clube Barralonguense, que cedeu o campo de futebol para os treinamentos, a Casa da Cultura, que se responsabiliza pelas inscrições e acompanhamento dos boletins escolares, a ASASJ que se responsabiliza pela divulgação das atividades e avisos e os funcionários voluntários do BB/Barra Longa, Rogério e Fabiano (Bigode), que são os treinadores e coordenadores da escolinha.

São critérios de admissão na escolinha:
• Ter idade de 08 aos 16 anos;
• Estar devidamente matriculado em escola regular;
• Fazer a inscrição na Casa da Cultura Dr. Armando Pereira de Souza.

Documentos necessários para inscrição:
• Preencher a ficha de inscrição;
• Apresentar atestado médico;
• Autorização dos pais ou responsável, através da assinatura na ficha de inscrição;
• Comprovante de matrícula em escola regular.

São critérios de permanência na escolinha:
• Ter boa disciplina;
• Cumprir as regras estabelecidas;
• Não faltar aos treinamentos sem justificativa prévia;
• Apresentar boletim escolar bimestral, com média mínima de 6,0 pontos, para pessoa e lugar previamente determinado;
• Freqüentar a Casa da Cultura Dr. Armando Pereira de Sousa para realizar pesquisas escolares e pegar livros emprestados, no mínimo uma vez por mês, assinando o livro de Registro de Visitas.



2° Projeto

Grupo Jovem

O projeto da fundação de um Grupo Jovem foi elaborado por Antônio Fabiano da Silva (Bigode), funcionário BB/Barra Longa e sua esposa Rosângela P. da Silva, que serão os coordenadores iniciais do projeto. Este projeto foi apresentado ao padre Wellerson, discutido e formatado com o propósito de trazer inúmeros benefícios aos jovens barralonguenses.

O objetivo deste projeto é inserir na comunidade jovem o espírito de vida comunitária e afetiva visando uma convivência harmoniosa com a família e sociedade.

Tem como missão desenvolver atividades religiosas, culturais, sociais e de lazer que venham a contribuir para o desenvolvimento espiritual, intelectual e comportamental de cada jovem, proporcionando conhecimentos e práticas que elevem a autoestima, a valorização da vida e sua importância no meio em que vive.

São várias as modalidades de atividades a serem desenvolvidas: estudos bíblicos, celebrações eucarísticas, palestras, gincanas, teatro, passeios ecológicos, excursões, confraternizações, competições esportivas, trabalhos humanitários, enfim, tudo planejado para ser um grupo atuante na comunidade através de atividades prazerosas.

Este projeto também conta com o apoio das seguintes instituições:

• Paróquia São José
• Casa da Cultura
• Biblioteca Municipal
• Prefeitura Municipal
• Instituições Educacionais locais

Para iniciar as atividades haverá o primeiro encontro dos jovens no dia 6 de novembro/2010, às 16 horas, no Salão Paroquial.

Todos os jovens barralonguenses, de 15 a 25 anos, estão convidados e são esperados com muito carinho e dedicação pela equipe organizadora.

Quem é adulto e já participou de um Grupo Jovem sabe como é legal...
Jovens, não percam.


32 comentários:

O ensino do esporte a nosso ver entre outras preocupações, deve promover a função de desenvolver o indivíduo como um todo, desenvolvimento que está diretamente inserido na realidade de cada um, afim de que possa compreender e transformar. Desta forma o ensino ou a iniciação esportiva aparece relacionada diretamente com as diferentes percepções sociais existentes hoje. À vista do exposto, este trabalho demonstrou de forma crítica através de um levantamento geral de dados em um projeto esportivo com vertentes sociais, que uma instituição privada e um órgão público podem constituir uma importante saída para vários problemas da prática esportiva face a situação sócio-econômica e analisou o esporte como parte da educação e do desenvolvimento do ser humano. A carência de estudos que tratam da temática social e educacional onde o esporte está inserido tem prejudicado o desenvolvimento de propostas que se melhor estimulados poderia contribuir com a prática esportiva em função da problemática social e educacional, sendo portanto mais consequente.

29 outubro, 2010  

O esporte tem a função de incentivar as crianças e adolescentes a fazerem uma pratica esportiva.Pq nos dias de hj é muito fácil uma pessoa se estressar na escola ,no serviço,e esquecem de cuidar do corpo da alimentação,por conta da correria.Então a educação física pra mim é isso.é ter a consciência de que apesar de nos esforçarmos na correria da vida é muito importante,parar, pelo menos uns 15 minutinhos do serviço e dar uma alongadinha,ou reservar um final de semana e praticar algum esporte.

29 outubro, 2010  

O esporte, como importante fenômeno social, sempre deveria ser utilizado como instrumento de inserção social e promoção da cidadania. Ele traz benefícios de toda ordem a quem o pratica e a quem dele usufrui. O potencial do esporte é muito amplo, na medida em que determina formas de participação, interação, cooperação, auto-estima, iniciativa, disciplina pessoal, entre outros.

29 outubro, 2010  

Legal essa iniciativa,

Estaun de parabens

29 outubro, 2010  

quem sabe nao sai um novo neymar, ronaldinho ou robinho dai?

29 outubro, 2010  

O esporte trabalha as necessidades do individuo: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima, realização pessoal entre outros.

29 outubro, 2010  

Esporte e educaçao sao as melhores opçao.?


sim .......Que seja , mais estes precisa de uma familia bem estruturada ,onde pai e mae nao vivam separados entre brigas disavenças ,violençia , falta de dinhero e etc. ta faltando o amor de Deus .

29 outubro, 2010  

Eu acredito que a prática de esportes tem mais inclusões do que exclusões!!! Num jogo, por exemplo, não se dá tanto valor se o jogador mora na favela ou num condomínio de luxo!! E sim suas habilidades, suas técnicas!!! Então a pessoa se envolve, deixando de lado suas diferenças, seus problemas, seus traumas!! Deixando falar mais alto seu amor pelo esporte escolhido!!
Valeu!!

29 outubro, 2010  

O esporte é muito importante para a inclusão social, a partir da pratica do esporte, meninos e meninas aprendem algumas regras e criam rotinas que levarão para a vida inteira. Alguns poucos chegarão a elite do esporte, mas muitos outros, poderão continuar trabalhando na área de esportes. Além disso há também a questão fisica. Onde há atletas há mais saúde.

Não é só, mas tô saindo agora pra jogar uma bolinha, abraços.

29 outubro, 2010  

Po legal a iniciativa

30 outubro, 2010  

Coisa boniiiiiiita

30 outubro, 2010  

Criar oportunidades para crianças e jovens é de extrema importância, principalmente em cidades pequenas onde estas oportunidades são escassas. Lí atentamente esta postagem e percebi o grande alcance que podem ter estas iniciativas, aparentemente simples. Na parte do esporte, além das vantagens elencadas que são os objetivos previstos ainda há a oportunidade de revelação de talentos ligados ao futebol que podem descobertos.
Em relação ao grupo jovem todos sabemos que a juventude têm uma enorme energia que devem ser canalizadas para ações produtivas. Criar oportunidade para a juventude é, no mínimo, uma atitude inteligente, com olhares direcionados não apenas para o presente mas principalmente para o futuro. É necessário preparar esta juventude, afinal serão estes jovens os responsáveis por diversas áreas profissionais e políticas num futuro próximo e com certeza, de uma forma ou de outra, o nosso futuro também estará em suas mãos. Um grupo jovem também é um espaço para revelação de talentos, que serão canalizados para boas ações. A comunidade (sociedade) não pode se portar de maneira indiferente a estes questões, ao contrário deve apoiar e principalmente se envolver.

31 outubro, 2010  

Interessante iniciativa. Conheço Barra Longa e sei o quanto é necessário criar oportunidade para a juventude. Parabéns!

01 novembro, 2010  

Ixi, acho q no feriadao nao tem ninguem na net nao...Rs.

Muito legal a postagem.

Vcs sao incriveis.

Jonas

01 novembro, 2010  

o q a casa da cultura faz realmente para o povo de barralonga?

02 novembro, 2010  

Eu tenho uma pergunta para você, Curioso D.:

O que você faz realmente para o mundo em que vive?

Ou então, o que você faz realmente para seu país?

Ou pelo seu estado?

Pela sua cidade?

Pelo seu bairro?

E até pela sua família?

Me responda isso primeiro e critique depois.


Suzanne

02 novembro, 2010  

Respondendo a pergunta do curioso D...
A Casa da Cultura nasceu de uma parceria entre Mirim (dono do imóvel) e funcionários voluntários do Banco do Brasil/Agência Barra Longa. A Casa da Cultura tem como objetivos: incentivar o hábito da leitura; possibilitar o acesso à informação; possibilitar o acesso à informática; fortalecer a prática da cidadania e a formação da identidade cultural; contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade; propiciar momentos lúdicos e pedagógicos para crianças; propiciar momentos culturais e de entretenimento para jovens e adultos; incentivar a geração de emprego e renda através de atividades de trabalhos manuais e artesanais, oferecidos através de oficinas; compartilhar conhecimentos, etc.
Trabalhamos em sistema de voluntariado, não temos renda nem funcionários e toda a biblioteca e equipamentos que ela possui foram adquiridos por doações. Além do acesso a empréstimos de livros somos também referência para pesquisas escolares.
O nosso blog informa realmente tudo que fazemos (atividades desenvolvidas na comunidade)e o que temos. Somos também o único veículo de informação da cidade onde tentamos informar a todos sobre os eventos, em diversas áreas, que acontecem por aqui.
Abraços!

03 novembro, 2010  

Ah Sandra, nem perca seu tempo com essas pessoas!!!

Você é maravilhosa.

Dedicada e persistente.

Barra Longa deve se orgulhar de ter uma pessoa como você aí.

Além dos outros voluntários, é claro.

P A R A B É N S !!!!!!

O resto é resto!

03 novembro, 2010  

Sabe o que me deixa irado, são pessoas que se escondem atrás de um apelido ridículo para criticar.

Ei Curioso D, diga quem és, seu nome, email.

Eu acho que você nunca esteve em barra longa e viu esse trabalho sério ( e ÚNICO!!!!!!!!) na cidade.

E a Casa da Cultura e seus colaboradores, deixo meu recado:

Vocês fazem a cultura de barra longa acontecer.

Recado especial a Sandra:

Acho que você deveria adicionar seu nome no título do blog:

Mirim e funcionários do BB..

Eles sonham e VOCÊ FAZ ACONTECER!!!

E tenho dito!


José Fernando de Magalhães,
Mariana - MG
Professor de música

03 novembro, 2010  

03 novembro, 2010  

"Como seria o mundo se existissem apenas aqueles que só fazem críticas sem os que só realizam?."



( Ivan Teorilang )

03 novembro, 2010  

Eu nao acho q o curioso D tava sendo grosseiro.
Tava apenas perguntando.
talvez ele conhece a casa da cultura so pelo blog, e nao sabe o que ela realmente faz em barra longa.
parabéns à Casa da cultura, na figura das pessoas que respondem no blog, pela transparência e humildade q responderam o tal curioso.
ele nao tava criticando, so perguntando, no meu ver.
Nao to defendendo heim pessoal, so expus minha opniao.

##################################

Belo projeto este.

Estão de parabéns mais uma vez.

Inclusão social total!

ADoroooooooo

03 novembro, 2010  

Na minha época se chamava Grupo de Jovens.

Era muito legal.

Acho que os jovens de hoje estão meio perdidos, meio a tantas informações, e nem todas elas positivas.

Vamos galera, participem.

Sérgio Bicalho

03 novembro, 2010  

Oi Marcel!
Observe as fotos postadas em Escolinha de Futebol e Cultura Barralonguense: A pessoa que aparece, no lado esquerdo, em todas as fotos,(segurando uma camisa vermelha)é o Rogério, funcionário BB/Barra Longa e idealizador do projeto.

Fotos do Projeto do Grupo Jovem ainda não temos. O primeiro encontro será no dia 07 de novembro, às 16 horas. Postaremos depois.
Abraços

03 novembro, 2010  

Hum, num tinha reparado.
Então tá.
Beleza.

Vamo q vamo pessoal.

03 novembro, 2010  

Me metendo um pouco no assunto: esse Rogério ta bem fora de forma heimm.

Tá mais para a BOLA do que para o jogador.

Zuando.

Mas me metendo de novo do diálogo de vocês, tem 1 funcionário.

E os demais?


Kariok@

03 novembro, 2010  

Para bens pela iniciativa e pelos projetos.

Felicidades e ANIMAÇÃO!

03 novembro, 2010  

Kariok@,

São dois funcionários voluntários envolvidos no projeto. Um está na foto, neste dia. Mas estamos aguardando anciosamente pelo voluntários barralonguenses.
Abraços!

03 novembro, 2010  

Este comentário é muito importante. Para qualquer projeto dar certo a comunidade tem que querer, colaborando no que precisar e aliando forças. É necessario que pessoas do lugar assumam suas responsabilidades e não esperem apenas que outras atuem. Não adianta dar o peixe...Parabéns pela iniciativa.Espero que vários voluntários apareçam para estes e outros projetos.

04 novembro, 2010  

Criticar é fácil...

Quero ver fazer!!!!!!

05 novembro, 2010  

Incentivar os jovens é maravilhoso e positivo. Continuem assim.

Abração do Anderson de Ipatinga

06 novembro, 2010  

Que legal.
Postem as continuações desse evento.
O futebol é minha vida!

19 janeiro, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial