Blogger Template by Blogcrowds.


Dia do Trabalho-Maio/2011

Para comentar clique na palavra "comentários" acima ou em "Postar um comentário" logo abaixo do último comentário publicado, se abrir diretamente nesta postagem.


Sábado, oito da noite e o telefone toca.
Do outro lado da linha Zé Wilson perguntando se não queria escrever um pequeno texto sobre o "Dia do Trabalho", pro Blog da Casa da Cultura de Barra Longa - ele saiu de Barra Longa, mas Barra Longa não saiu de dentro dele.

O Zé estava sabendo que "jogou o sapo na água”: imediatamente soube que partiria dos versos do Gonzaguinha " ... e sem o seu trabalho um homem não tem honra e sem a sua honra se morre e se mata" porque tão importante quanto a dignidade intrinseca do sustento familiar está o desenvolvimento dos valores morais e humanos que o trabalho propicia e fortalece.

Mesmo que dinheiro faça parte da vida e também porque não vou esgotar o assunto, vou escrever sobre o trabalho que faz bem a alma do trabalhador, vou escrever sobre o trabalho no qual o trabalhador se reconhece , vou escrever sobre o trabalho que transcende e se torna um serviço de aproximação do mundo de paz e justiça do qual Jesus nos falou.

É claro que não importa aonde o trabalho é realizado, seja num canteiro de uma horta, seja no balcão de um comércio ou no planejamento de um edifício, seja na agência de um banco ou na construção de um edifício, seja numa escola ou num hospital: sempre seremos seres humanos servindo outros seres humanos e sabemos, portanto se o que fazemos agrada ou desagrada, já que somos iguais para a dor e para a alegria.

Neste viés, impossível não lembrar das palavras de Mário Cortela quando escreveu que "o meu trabalho é a minha obra , aquela através da qual eu me reconheço e as pessoas me reconhecem. Eu sou o que eu faço, seja o livro que escrevo, o jardim que planto, a comida que cozinho..."

A sequencia deste pensamento do Cortella é a necessidade do trabalho ter um sentido, uma razão de ser na qual o trabalhador se identifica. Ele ainda dá o exemplo de um bombeiro que não ganha muito, trabalha cotidianamente em uma atividade que a maioria de nós não gostaríamos, mas sempre volta pra casa de cabeça erguida por causa do sentido que ele vê no seu trabalho, por causa da obra honesta a serviço do outro, independentemente do status desse outro, sua origem social, etnia ou grau de escolaridade.

Precisa dizer mais?

Deluzy (Funcionária BB)



O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente. (Texto budista)

Você considera o seu trabalho como castigo ou realização?




56 comentários:

Se você considera o seu trabalho um "fardo pesado demais" trate de arrumar outro,porque como você passa a maior parte da sua vida trabalhando passará pela vida sem ter vivido.

01 maio, 2011  

O trabalho pode ser cansativo, jamais entediante.

01 maio, 2011  

Deluzy, você provou que gosta mesmo do seu trabalho... até aos domingos...
Obrigado por atender ao meu pedido.
Sobre o assunto “Trabalho” penso mesmo que todas as pessoas devem fazer o possível para conciliar sua realização pessoal com o trabalho que desenvolve. Não dá para separar em um compartimento isolado o nosso trabalho das outras atividades e dos outros momentos de nossa vida. Assim nosso trabalho tem que ser parte da construção de nossa “OBRA”. Quando eu aqui não mais estiver materialmente alguém se lembrará de mim ou de minha “OBRA”? Somos lembrados sempre pela nossa obra.

01 maio, 2011  

Sandra, esta é uma de suas OBRAS. Parabéns você é demais..........

01 maio, 2011  

Castigo ou realização?! Hum... castigo não é, mas, algumas vezes, dá dor de cabeça, rs. Mas acho que nenhum trabalho é 100% perfeito. Estamos sempre passando por situações difíceis que nos impõem um estado de constante superação. Mas, talves, a chave pra o "sucesso" seja vislumbrar as dificuldades como nossos maiores incentivos à desenvolver um trabalho cada vez melhor e no fim, nos veremos felizes com o resultado alcançado.

02 maio, 2011  

Se for possível conciliar trabalho, realização e boa remuneração aí fica perfeito! Possível é sim, mas é preciso estar antenado ao momento atual do mercado e estar pronto para quando a oportunidade acontecer.

02 maio, 2011  

Acho bom trabalhar...gosto do que faço: sou dentista.

Belo texto.

02 maio, 2011  

O meracdo hoje está tão complicado, que quem tem um emprego é melhor segurar, não?

Sim... Gosto de trabalhar! Pena que estou dodói há 3 anos e estou afastada.
Sinto muita falta do meu trabalho, dos meus amigos, só não sinto falta do meu supervisor, pq o vejo todos os dias, pois seria o meu esposo.
No mais, saudades de todos!

02 maio, 2011  

O que eu faço tem uma denominação, porém lido com assuntos diferentes todos os dias. Gosto muito de trabalhar. Edifica a minha vida, mantem-me informada e útil e mantenho contato com o meio acadêmico e os livros.


Suzanna

02 maio, 2011  

Eu sou minha prórpia chefa e adoro trabalhar, porque o trabalho me distrai e me proporciona coisas boas, além de crescimento material e assim posso proporcionar uma boa vida para os meus filhos e me sentir útil.

:-)

02 maio, 2011  

Eu gosto do que eu faço, alguns chamar isso de trabalhar.
Eu vou ao meu escritório Com muita vontade e muitas vezes sou feliz ai.
Então eu gosto de trabalhar!!!


TT

02 maio, 2011  

Eu gosto sim. Passei numa seleção de estágio recentemente e estou muito ansioso pra ser chamado e começar a trabalhar.
Além de desenvolver meus conhecimentos vou poder aumentar minha renda né.
Eu gosto sim de trabalhar, :D

02 maio, 2011  

Sim, mas não no trabalho que estou exercendo no momento, mas é muito bom trabalhar, ter meu próprio dinheiro, distrair um pouco a cabeça do Stress.

02 maio, 2011  

kra trabalha acho q ninquem gosta nao mas tem vezes q trabalhar e melhor do que ficar em casa sem fazer nada so vendo tv (com uma pessima progamação) ou no pc (com jogos online que tem q pagar mas sem dinheiro do trabalho nao tem como jogar) então vc é praticamente obligado a gostar de trabalhar a e sem a grana do trabalho tbm nao da pra sair pra festa

02 maio, 2011  

Seguinte, eu acho q trabalhar faz bem pra todos...
só fica chato quando vc ja ta de saco cheio e stressado, ai o melhor é dar uma fugida do trabalho..

mas o pior q trabalhar é ficar todos os dias SEM FAZER NADA!!! muito pior doq quem trabalha..

02 maio, 2011  

Claro, todos queriam somente curtir a vida, mas acho que o "trabalho" é importante para a sociedade, o trabalho deixa - nos mais maduros, com responsabilidade e muito mais benefícios, mas seria ótimo somente curtir a vida.

02 maio, 2011  

Parabens pelo texto.

02 maio, 2011  

Eu gosto de trabalhar. Não é todo dia que estou animada, com vontade de acordar cedo e "ouvir"as pessoas com paciência... mas de uma forma geral gosto do que faço.
Não acho um castigo, mas ainda não é uma realização. Seria, digamos...uma distração.

Abraços a todos e adorei o texto da colega Deluzi.


Beijos,

Kelly ( funci BB)

02 maio, 2011  

Odeio meu trabalho. So vou mesmo pois tenho contas pra pagar no fim do mes. meu chefe é um boçal, sem visão, q so promove gente incompetente e puxa sacos. Mas estou estudando pra concursos e se Deus quiser em breve estarei fazendo algo do q eu me orgulhe. Ah, no momento trabalho num escritório de contabilidade e finanças.

02 maio, 2011  

Não gosto do que faço. Trabalho pelo $. Sou vendedora de cosméticos e acho um saco pra falar a verdade. Mas a vida é $$$$$$

02 maio, 2011  

Não quero me identificar, pois o que vou dizer pode parecer "chocante" e logo vocês saberão quem sou se eu falar minha profissão. ODEIO o que eu faço. Aliás, não odeio o que eu faço, e sim a forma que sou obrigado a faze-lo. Trabalho meio a gente hipócrita, pilantras, sujas, desonestas. Mesmo eu querendo fazer as coisas de forma correta, não posso, pois os MAIORAIS tem o poder, e não me deixam fazer o que é o certo. Logo, sou corrompido e obrigado a me render as falcatruas, artimanhas e corrupções...Sabe Sandra, acho q vc deve imaginar onde trabalho, mas nem to dizendo aqui. Sempre comento aqui no blog, mas nem sempre meus comentários sao publicados. Nunca ofendi ninguém nos que aqui fiz, porem "botei a boca no trombone"algumas vezes...Enfim, queria ter um trabalho que me deixasse feliz, leve e com a consciência em paz....ah quem me dera...

02 maio, 2011  

Passei o fim de semana tentado comentar aqui no blog e nao tava funcionando..que bom que hoje deu certo. Minha opniao sobre o assunto é que se nao da pra trabalhar no que a gente ama, pelo menos devemos amar o que a gente faz.


bjkas galerinha...

02 maio, 2011  

NÃO É O TRABALHO, E SIM A FORMA QUE TRABALHAMOS...SE FOR COM DEDICAÇÃO, AMOR, VERDADE, SEM PREJUDICAR NINGUÉM (NEM A NÓS MESMO), SE FOR ASSIM TA BOM DEMAIS.PODE-SE FAZER QUALQUER COISA, QUE A PESSOA SERA FELIZ.

02 maio, 2011  

As pessoas deveriam saber separar: trabalho de emprego. Trabalhar é bom. Ter um emprego, pode não ser...entendam a diferença sutil nestas palavras, que tenho certeza q vc vera sua ocupação d outra forma. Eu alias, gosto muito do que faço. Uma coisa q para muitas poderiam ser chato, cansativo, para mim é bom. sou enfermeiro.

02 maio, 2011  

Castigo é ficar desempregado...

02 maio, 2011  

TRABALHO VEM DE TORTURA MAS ESSE TERMO FOI USADO PARA OS MEDÍOCRES QUE ATÉ HOJE DIZEM QUE O TRABALHO É O CASTIGO; NO MEU Á VER É UM SACRIFÍCIO E É ATRAVÉS DO SACRIFÍCIO CONQUISTAMOS A LIBERDADE E CONHECIMENTOS DE TODAS AS COISAS

OK !

02 maio, 2011  

Já disse alguém, que o trabalho enobrece o homem. Não tenho dúvidas sobre isso. O trabalho, além de propiciar algum rendimento, que é essencial na sociedade em que vivemos, permite que nos sentimos satisfeitos com a realização de nossos esforços em algo que possa ser útil ao nosso semelhante. O trabalho é um dos caminhos através do qual podemos nos sentir realizados.

02 maio, 2011  

Já dizia o seu Madruga: "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar".
Faço minhas as palavras dele!

Beijos!

02 maio, 2011  

Trabalhar é uma obrigação social, se vc vive em uma sociedade, vc tem que fazer a sua parte para poder utilizar dos benefícios de se morar em sociedade, tem que pagar as suas contas e tem que se manter socialmente aceitável (roupas, sapatos, alimentação, casa, internet, tel, cel, etc. essas coisas que necessitamos para manter o status social). Vc poderá morar longe das sociedades (numa fazenda por exemplo), e trabalhar apenas para manter o sustento básico, a escolha é sua!! Pense nisso.

02 maio, 2011  

Na Bíblia, Deus disse a Adão, depois de expulsá-lo do paraíso: "No suor do teu rosto comerás pão..." (Genesis 3:19), falando literalmente: "se quiser comer...vai ter que ralar".

02 maio, 2011  

Trabalho é castigo sim. Fazer o que se gosta, não! Isso se chama hobby, é difícil mas não é impossível ganhar a vida assim.

02 maio, 2011  

“Goste do que faz para não precisar trabalhar” Ditado indiano

02 maio, 2011  

Gosto mas nunca pensei em trabalhar nisso
Mas vou mudar de area por motivos de fechamento da empresa

03 maio, 2011  

Oi, Linda!!! Adoro meu emprego atual infelizmente o salário é muito baixo mas estou feliz. Acho que isso é uma das cosas mais importantes. Eu já tive dois empregos anteriores a esse e sempre me sentia mal para trabahar um ambiente carregado, horrivel e agora eu estou feliz graças a Deus!!

Mil bjos!!

03 maio, 2011  

Gosto de mais da conta....Nao gosto e do que cai em minha conta no inicio de todo mes...
Gostaria de abrir um quiosque na beira da praia (quem nao quer?) e trabalhar de regata e chinelo...

Falando em chinelo.;;;

Cade o chinelooo???
Chineloooo!!!!


Bjosss

03 maio, 2011  

Gosto do meu emprego, pois preciso dele pra pagar meus cursos e meus gastos...

Mas se deus permitir, vou me formar em tecnico em administração, Profissional de educação fisica, e Nutrição... Heheh

Beijo

03 maio, 2011  

Eu gosto, pq eu enrolo p/ *******...fico na net a manhã inteira. Afinal, tenho que fazer jus ao meu salário...hahahaha

03 maio, 2011  

Eu gosto do meu, estou a 7 anos na mesma empresa, tenho um bom salário e faço o meu horário

03 maio, 2011  

Gosto!! Mais näo 100%....mais logo logo, estarei trabalhando na área na qual vou me formar.


eu

03 maio, 2011  

Delu vc é demais!

03 maio, 2011  

Gostar do trabalho é muito mais fácil que gostar do salário!

Gosto do meu trabalho, mas gasto todo o salário…

Como diz Millôr Fernandes, sobra mês no fim do salário.

03 maio, 2011  

eu felizmente gosto do meu trabalho, até gosto um pouquinho também de meu salário! rs…
Quando não se está satisfeito com o que faz, nunca vai estar feliz, mesmo ganhando muito bem.
Eu só acho que tenho trabalhado muito!
Muitíssimo interessante seu artigo! Refleti com ele aqui.
Abraços

03 maio, 2011  

É muito prazeroso trabalhar fazendo aquilo que você gosta, por isso adoro meu trabalho. Também gosto do meu salário, dar pra sobreviver mesmo chegando no final do mês pechinchando.

03 maio, 2011  

Essa é realmente uma questão muito complicada, mas eu fico na parte dos que trabalham com o que gostam. Mas existem diversas influencias nessa escolha, familia, etc…

Abs,

03 maio, 2011  

Eu acho que quem trabalha com o que gosta, ganha mais. Já, trabalhar com o que não gosta, de experiencia própria, não dá certo. Nem eu estava mais me aguentando de tanto reclamar do meu último emprego, simplesmente odiava, via defeito em tudo e em todos, e o trabalho em si ficava muito mais chato. O que aconteceu foi que fiquei doente, quase me separei e quase endoidei. Tomar a decisão de chutar o balde não foi fácil, mas hoje não me arrependo. Posso até ganhar menos, mas fazer o que gosta é essencial.
Um abraço!

03 maio, 2011  

Penso exatamente dessa maneira. trabalhar somente por dinheiro é muito frustrante, primeiro por que poucos realmente conseguem trabalhar e ter a remuneração que acham justa e segundo por que se não gostamos do que fazemos, rapidamente deixaremos de ser eficientes no trabalho e não mereceremos mais o bom salário,

03 maio, 2011  

Trabalho em TI a mais de 10 anos mas só agora tomei coragem pra trocar e mesmo assim, vou com cautela porque ganho muito bem hoje. Comecei me fazendo outro vestibular, pra Cinema (!), e vou tentar sentir o mercado antes de pular de cabeça e largar informática.

03 maio, 2011  

eu nao gosto..mas preciso dele. fazer o q?

03 maio, 2011  

MESMO QD SE TRABALHA POR PRAZER, TEM UM DIA Q ENCHE O SACO...MAS É MELHOR Q TER TODOS OS DIAS TRISTES...

03 maio, 2011  

Gosto é do $$$$$ no fim do mês...

Mas não odeio meu trabalho.

Vou lá, faço minhas tarefas, vou embora pra casa depois.

Só isso.


Ah, sou funcionário público, mas não posso dizer de onde...


Hehehe

03 maio, 2011  

ADOREI O COMENTÁRIO DO DIEGO:

"Diego W disse...

Já dizia o seu Madruga: "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar".
Faço minhas as palavras dele!"


O MELHORRRRRRRRRRRR


E A PURA VERDADE.

03 maio, 2011  

QUEM AQUI, SE FOSSE MUITO RICO E NÃO PRECISASSE TRABALHAR, QUE NÃO GOSTARIA DE PASSAR A VIDA VIAJANDO, CONHECENDO O MUNDO, AS CULTURAS E COSTUMES, COMENDO NOS MELHORES RESTAURANTES, USANDO AS MELHORES ROUPAS, INDO A LUGARES MARAVILHOSOS, E SEM TRABALHAR?


TODOS

03 maio, 2011  

Meu trabalho é neutro, nem ruim, nem bom, nem realização, nem castigo..apenas meu trabalho e basta.

04 maio, 2011  

acho q se nao se ta feliz no trabalho, é melhor mudar o qt antes.

04 maio, 2011  

MEU TRABALHO É UM CASTIGO, MAS PRECISO DELE PARA PAGAR MINHAS CONTAS E PROVER MINHA ESPOSA E FILHO.

04 maio, 2011  

ae galera, vamos parar um poko de falar d trabalho q o fim de semana ja ta chegando...

05 maio, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial