Blogger Template by Blogcrowds.


Lado Positivo do Caboclo D'água



Para comentar clique na palavra "comentários" acima ou em "Postar um comentário" logo abaixo do último comentário publicado, se abrir diretamente nesta postagem.



É Preciso voltar o olhar para o lado positivo da história do Caboclo D’água...


Verdade ou mentira? Mito ou realidade? Não importa. O que interessa é que o Caboclo D’água tem despertado a curiosidade de muitas pessoas e estas têm lido mais e emitido as mais diferentes opiniões. É assunto na mídia, nas rodas de bares, nas escolas, em casa, num encontro casual, na internet...

O assunto ultrapassou os limites da cidade chegando em nível nacional, quando emissoras de TVs, rádios e jornais, e até mesmo equipe de cinema mudaram a rotina de Barra Longa, cidade pacata, na busca por depoimentos e entrevistas que pudessem dar fundamentação ao fato ou ao mito.

O Caboclo D’água foi fundamental para despertar o resgate da cultura local remetendo-nos aos idos tempos em que causos e causos eram contados pelos mais velhos estimulando a imaginação dos ouvintes e criando, desde então, a ponte de ligação para chegar até o momento atual.

Junto à história do Caboclo D’água, vários outros “causos” têm voltado à lembrança dos barralonguenses e ocupado um lugar mais importante na história da cidade.

O Caboclo D’água tem incentivado o surgimento de manifestações culturais através da poesia, da música, do cinema, dos desenhos, não apenas em Barra Longa, mas por vários lugares onde corre a história.

Quem nunca ouviu falar de Barra Longa pelo menos agora sabe da sua existência e este fato pode contribuir para o desenvolvimento local. Se a "fama" vai ser passageira ou duradoura depende apenas das iniciativas dos barralonguenses.






Algumas notícias que achei interessante:

Texto e desenho do artísta plástico Camaleão, de Mariana,
(enviado por Rogéria Sampaio)

"Nos últimos dias tem sido divulgado na mídia, a história do caboclo d'água lá de Barra Longa, que aparece às margens do Ribeirão do Carmo. Por ser esta a região em que vivo, e por ser este rio o que atravessa a minha pequena cidade, sinto-me na obrigação de deixar aqui o meu alerta.
Há relatos do desaparecimento de 2 cavalos, 3 bodes, 5 cabras, 1 mula-sem-cabeça, 5 galinhas e 2 tartarugas, entre outras coisas da região. Há vários depoimentos de que ele foi visto com o saci-pererê e a curupira, tomaram o maior porre num boteco da redondeza, beberam muita pinga Tiara e ainda por cima saíram sem pagar a conta. E, há ainda informações seguras de que ele irá aproveitar a repercussão na mídia para lançar-se na política.
E, como vocês podem ver na imagem abaixo, ele está a espera daqueles que não acreditam e arriscam-se nas águas tranquilas e serenas do Ribeirão do Carmo."



Então, fica aqui o meu alerta: Cuidado com o caboclo d'água!


Inauguração de Espaço Cultural

Foi inaugurado no domingo, dia 07/08/2011, o Espaço Cultural Maria Sabão em Passagem de Mariana, na rua Olímpio Diniz, onde funcionará também a sede secreta da Associação dos Caçadores de Assombração. (enviado por Leandro, diretor do jornal "O Espeto")





Maria Sabão: Mulher negra e forte, que no século XVIII fazia sabão com abacate e sebo. Seu dono a mandou fazer sabão com sebo de meninos que morriam em acidentes nas minas do Morro Santo Antônio, Passagem de Mariana. Também começaram a ameaçar meninos problemas, com o castigo de serem transformados em sabão. Isso a pertubou, tanto que até hoje persegue caçando meninos malcriados, que falam palavrão, para fazer sabão. Essa é uma assombração que tem residência fixa, uma mina de ouro abandonada cuja boca de entrada se dá numa rua chamada Boqueirão, justamente pela boca da mina.





Desenhos (retrato falado) de outros "causos" estudados pela Associação dos Caçadores de Assombração feitos pelo artista Deivison
(enviados por Leandro, diretor do jornal "O Espeto")





Caboclo D'água: Ser estranho, meio lagartixa, macaco e galinha que ataca às margens do Rio do Carmo, de Mariana até Barra Longa. Muitos avistamentos em tempos diferentes e três retratos falados. (mas só temos estes dois)




Mãe do Ouro: Bola de fogo que passa pelo mato sem queimar. Relatos de mais de 200 anos. Um garimpo em Bento Rodrigues foi abandonado às pressas por causa dela!




Mulher de branco: Vista pelas ruas, tarde da noite. Quem a seguiu viu que ela vai para o cemitério. Várias aparições em Passagem.





Homem Toco: É um monstro que ataca viajantes, colocando raizes para o cavalo cair e para o carro bater. Muito temido em Diogo de Vasconcelos. É um toco que se move rapidamente e controla suas raízes.




Lambizome Pezão: É um lobisomem que tem pé grande, lambe suas vítimas antes de morder. Aparece entre Padre Viegas , Mainart, Diogo de Vasconcelos.




Noiva de Furquim: Aparece nas entradas de Furquim. É a história de um acidente de ônibus no qual uma noiva e mais 11 passageiros faleceram, na década de 70. Porém quem prestou socorro roubou a aliança da defunta. Sendo assim ela sempre aparece na beira da estrada dando sinal aos carros. Como é muito bonita, motoristas param e ela entra no carro ou ônibus e depois some misteriosamente.



Parte da turma dos Caçadores de Assombração


Caçada realizada em 31/07/2011

Realmente, bom humor é tudo...



4 comentários:

A " aparição do Caboclo d'agua" está sendo responsável pela reaparecimento do bom humor, da alegria ingênua,da fantasia, dos "causos" como vocês disseram. Além de ser uma tradição mineira, o quanto isto tudo tem feito falta no nosso mundo.Hoje em dia, as crianças não estão tendo este recurso, que é o de poderem utilizar estes personagens presentes nas lendas e nos contos de fadas, para expressar seus medos, suas angústias, seus sentimentos e conflitos. A infãncia está curta, as pessoas mais individualistas e o caráter...

Bons tempos aqueles em que sabíamos de que lado estava o bem e que este sempre venceria ao final.

11 agosto, 2011  

Muito boa esta caricatura. Vale a pena conferir o blog do artista, que reside em Ouro Preto e já ganhou prêmios pelo seu trabalho.
camaleãocaricaturas.blogspot.com

11 agosto, 2011  

então acharam o caboclo d' agua?
e não é conversa de pescador...

11 agosto, 2011  

ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA, ESCRITA, TEATRO, MÚSICA, CINEMA,CAUSOS E MITOS, ENFIM, POR QUALQUER DAS FORMAS EXPRESSIVAS DA CULTURA, QUER SEJA LOCAL, REGIONAL, ESTADUAL OU NACIONAL É MUITO IMPORTANTE. PARABÉNS A QUEM COLABORA PARA QUE ISTO ACONTEÇA. ABRAÇOS

25 agosto, 2011  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial